Aplicativos móveis trazem uma agilidade para a engenharia civil que nenhum outro tipo de controle foi capaz de entregar. Isso não significa apenas que as decisões podem ser tomadas de forma mais rápida, mas que, com mais informações, as decisões são melhor avaliadas e mais certeiras. Abaixo listamos seis aplicativos para construção civil que vão facilitar a vida dos profissionais desse setor e informamos de que maneira eles irão tornar o seu trabalho mais produtivo. Acompanhe nossa lista!

aplicativos para construção civil

Construct App

O Construct App é o software para construção civil mais simples do mercado. O aplicativo de comunicação profissional, que foi considerado um dos mais inovadores de 2016 pela revista americana Fast Company, funciona tanto no smartphone quanto no computador. A ferramenta permite que o profissional da construção civil faça o acompanhamento de obra em tempo real, por meio de seu celular.

O aplicativo funciona de forma colaborativa, o que torna a comunicação entre canteiro de obras e o escritório simples e eficaz. Pelo aplicativo é possível fazer upload de fotos, enviar mensagem de texto e mensagem de voz, consultar a planta digital do projeto, fazer marcações e anotações sobre o projeto, atribuir tarefas, entre outras funcionalidades. Todas as informações e histórico de mensagens ficam armazenados em nuvem de forma totalmente segura, acessíveis somente pela empresa titular da conta.

Autocad 360

O AutoCad é, sem dúvida, uma das ferramentas de construção civil mais úteis e conhecidas pelos engenheiros. Trazê-la para os dispositivos móveis não é uma questão apenas de mobilidade, mas de necessidade básica para um bom trabalho.

6 aplicativos para construção civil que você precisa conhecer

O AutoCad 360, além de ser grátis, permite que se visualize, edite e compartilhe qualquer projeto em formato DWG. Mais do que isso, com ele é possível fazer anotações e até abrir documentos do tipo DXF recebidos por e-mail.

GraphPad Pro

A utilidade do GraphPad Pro é um pouco mais técnica e dá ao engenheiro civil a possibilidade de criar, rapidamente, um desenho na escala correta. Ao utilizar o aplicativo, basta que o engenheiro esboce um desenho para que o GraphPad Pro faça os ajustes e deixe-o na escala correta.

6 aplicativos para construção civil que você precisa conhecer

Ao permitir que se adicionem círculos, arcos e dimensões, o GraphPad Pro pode dar agilidade ao trabalho de editar uma planta sem que se perca a escala correta do projeto. O engenheiro que possui boas técnicas de construção civil vai longe com o software.

Engenharia Integral

Calcular integrais é um tormento não apenas para engenheiros, mas para matemáticos e estatísticos também. Muitas vezes não é nem uma questão de complexidade, mas do tempo necessário para se chegar ao resultado.

6 aplicativos para construção civil que você precisa conhecer

O aplicativo Engenharia Integral oferece todas as ferramentas para que o cálculo seja feito da forma mais rápida possível, permitindo que o engenheiro ganhe tempo e tenha mais certeza sobre o resultado da equação, implicando diretamente no resultado do planejamento e orçamento de obras.

Sun Seeker

O Sun Seeker é um dos aplicativos mais legais para tablets que um engenheiro pode encontrar. Não é muito técnico, nem ao menos tão fundamental, mas oferece uma informação muito útil no momento da definição de um projeto: a posição solar.

6 aplicativos para construção civil que você precisa conhecer

Por meio do Sun Seeker e da câmera do dispositivo, é possível saber, em determinado dia e horário, por onde o Sol passará. Mesmo estando dentro de uma construção! Isso facilita muito o planejamento dos projetos ou execução de uma reforma.

CadControl

O CadControl é um pouco diferente dos demais aplicativos que citamos, mas muito útil para engenheiros e arquitetos. Quando precisamos fazer um projeto em CAD, normalmente utilizamos computadores muito potentes, o que acaba limitando os benefícios de um tablet para este tipo de ação.

Com o CadControl é possível otimizar os recursos do tablet e utilizá-los para trabalhar não apenas com arquivos CAD, mas com simulações 3D de SketchUp e SolidWorks. Na prática, o aplicativo transforma o tablet numa poderosa ferramenta de trabalho para a criação e visualização de plantas digitais.

Fonte: Construct